quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Mídia Social

Para os publicitários, a mídia sempre foi peça fundamental para divulgação de uma campanha. Esse fato permanece o mesmo, mas com algumas mudanças. Pode-se dizer que cada vez mais a mídia social se torna caráter importante, expandindo as maneiras de atingir o público alvo. Desta forma, a mídia tradicional perde um pouco sua intensidade, dando espaço para a valorização de campanhas via redes sociais.

Segundo Bob Garfield, jornalista e crítico da propaganda, "Está em curso uma desintegração da mídia de massa que vai mudar radical e dramaticamente o ambiente das ações de marketing como conhecemos". Através dessa mudança, as redes sociais terão maior destaque no meio publicitário, de modo que os consumidores poderão opinar muito mais do que antes. Através das redes sociais, as informações se tornam mais ricas e verdadeiras, e conseguem atingir de modo mais direto os consumidores finais do produto. Como exemplo, pode-se citar o Twitter, que em poucos meses virou febre internacional e já é utensílio fundamental de agências de publicidade, que além de divulgar suas campanhas, acabam por criar um laço direto com seu público alvo.

As agências brasileiras de comunicação ja entraram na onda, e as redes sociais ja viraram pauta nas reuniões de negócios. Tendo como exemplo, a DM9 DDB ja está investindo em uma nova área de Mídias Sociais e Guerrilha, e para isso contratou o profissional Bruno Tozzini, que é um estrategista digital e pretende incluir o conceito digital dentro de todos os processos de Criação da Agência. O Brasil é mais um país que está caindo nas garras das redes sociais, e vale ressaltar que o brasilero é quem mais dedica tempo de navegação nessas redes, de forma que, hoje, é essencial a aplicação de mídia social dentro das agências publicitárias.


Texto baseado na seguinte matéria:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20090810/not_imp416182,0.php

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