quinta-feira, 10 de setembro de 2009

'A Era Hipermidiática'

Afinal, o que significa a palavra hipermídia? Segundo Lúcia Santaella, hipermídia é "uma linguagem polivalente que, a par das questões formais de justaposição e associação, também inclui a inter-relação ou colisão entre texto, imagem e som em camadas espaciais e temporais" ( Santaella, in Araújo, 2006: 198). Em termos mais simples, hipermídia seria a interconexão entre formas de comunicação distintas, tendo como característica a não-linearidade, a interatividade e diferentes níveis de leitura. Há também o termo hipertexto , que seria o próprio conteúdo desenvolvido a partir da linguagem desenvolvida pela hipermídia.

Marshall McLuhan citou em seu livro "Os Meios De Comunicaçao Como Extensoes Do Homem", que cada novo meio comunicativo incorpora a linguagem do meio anterior. Por exemplo: a televisão obteve influências do cinema; este por sua vez obteve influências do teatro. Na Era Digital o mesmo acontecimento se repete, de forma que a internet absorveu influências das mídias que a antecederam, e ela consegue misturar essas mídias, através de sobreposições, conexões.

A Puma criou um site para seu novo modelo de tênis ( http://lift.puma.com/ ) o qual exige uma interatividade da parte do internauta. A idéia básica é testar a leveza do tênis, e para isso, objetos são disponibilados para uma ' guerra de pesos ' contra o tênis. Outro fator marcante é a não-linearidade, já que o internauta tem a opção de escolher os objetos na ordem que quiser. A hipermídia está na moda, e a tendência é continuar assim por um bom tempo, já que a Era Digital está evoluindo cada vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário