quinta-feira, 17 de setembro de 2009

'Sensibilidade na Hipermídia'

Hipermídia é um termo que já foi abordado aqui antes. Para aqueles que não lembram, hipermídia seria a interconexão entre texto, imagem e som, tendo como característica a não-linearidade, a interatividade e diferentes níveis de leitura, tendo como exemplo atual os sites na internet. Voltando nossa atenção para a imagem presente na hipermídia, percebe-se que ela deixa de ser apenas uma ilustração e passa a possuir um valor participativo na formação do conhecimento. Essa imagem, ou Hiperimagem, abrange o aspecto sensível, aquilo que nos toca antes mesmo de ser compreendido.
Dentro da fenomenologia de Charles S. Peirce, encontra-se três categorias universais: primeiridade, secundidade e terceiridade. Esse aspecto sensível presente na hiperimagem se dá na primeiridade de Peirce, é nela que ocorre o aspecto de qualidade adquirido na experiência da 'leitura' de determinado site. A secundidade é a reflexão envolvida nesse processo e a terceiridade é a representação, uma 'ponte' entre dois elementos. No caso, a hiperimagem encaminha o leitor à construção do pensamento. A sensibilidade entra como fator chave para a hiperimagem, de modo que a imagem não seja apenas uma ilustração do conceito retratado, ela na verdade é o seu complemento.

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