quinta-feira, 24 de setembro de 2009

'Metaversos e seus usos na comunicação'

Nessa última semana, ocorreu na FAAP a 32ª Semana de Comunicação. Houve diversas palestras que abordavam assuntos distintos, mas teve um tema que foi peça fundamental na maioria das palestras: os meios digitais. Parece que esse papo veio mesmo pra ficar, e por isso escolhi falar sobre uma palestra cujo tema proposto era: ' A emergência dos metaversos e seus usos na comunicação '. Na realidade, eu não fazia idéia do que era esse tal de metaverso, e acabou que não é uma coisa de outro mundo. O metaverso seria uma ficção no mundo virtual, a palavra metaverso é um maleta do prefixo "Meta"(Que significa" além ") e"Universo".

Há diversos tipos de exemplos para facilitar o entendimento, o famoso jogo 'The Sims' é uma espécie de metaverso, você tem sua família dentro do próprio jogo e vive uma vida muito similar à vida cotidiana. Com o tempo, os usuários do jogo sentiram falta de mais interação com outras localidades e pessoas, e foi nesse momento que surgiram os pacotes de expansão ( que por sinal, foram vários ). Pegando esse mesmo exemplo dentro da comunicação existe o 'Second Life' que virou febre americana. A proposta é até similar ao 'The Sims', mas você joga sendo você mesmo, e possui um aspecto mais real, já que nesse aplicativo, tudo se compra.Na verdade, se formos parar para pensar, não tem a menor graça estar presente no 'Second Life' se não for comprar nada, visto que não há o que fazer de graça lá.

O metaverso é importante nesse período em que nos encontramos, não só por estar presente no meio digital, mas também porque cada vez mais o homem busca 'a vida real' dentro desse meio. Seria uma forma da mesma realidade em 3-D, logo a sua frente.

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