quinta-feira, 1 de outubro de 2009

'Comunicação Integrada'

A era da hipermídia veio com tudo e junto com ela também se faz presente a era do consumismo. Hoje, as mídias disponibilizadas para atingir o consumidor são tantas que perde-se tempo e dinheiro ao tentar analisar qual a melhor maneira de atingir o público-alvo. A grande sacada seria diferenciar o foco da análise: o consumidor. Através do estudo da idéia que se quer passar as pessoas, estudo do grande conceito por traz da comunicação. A partir disso, há como explorar diversos meios para difundir a idéia proposta. O legal é pensar que a mensagem retratada nos meios é a mesma, mas com diferentes formas, em diferentes meios e com diferentes conteúdos.

Essa união citada acima é o que chamam de Comunicação Integrada. Há alguns exemplos dessa comunicação que facilita seu entendimento. Tenho certeza que todos sabem o que é o seriado 'Lost', afinal até hoje possui milhares de fãs que estão ávidos pelo final da história. A questão é que Lost não se trata apenas do seriado que vai ao ar uma vez por semana, ele é muito mais do que isso. Há o próprio site da Cia Aérea fictícia ' Oceanic' , com agendamento de vôos, preços das passagens. Há também jogos de vídeo-game que ampliam ainda mais o leque de conhecimento do seriado.

A questão não é apenas aumentar os meios de transmissão da mensagem para o consumidor. A comunicação integrada faz com que as pessoas sintam um vínculo ainda maior com a marca, ou a série. É um meio de repassar o conceito existente por trás sem nem mesmo o consumidor se dar conta , e o que é ainda melhor, ele se diverte com isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário